DRª. FRANCINE SARAN – PRINCIPAIS PROBLEMAS PELO HÁBITO DE CHUPAR O DEDO

CHUPAR O DEDO É UM HÁBITO NATURAL, DESDE QUE POR UM CURTO PRAZO DE TEMPO

O hábito de chupar o dedo se torna um problema quando persiste por um tempo
prolongado. A sucção digital (hábito de chupar dedo) é natural, instintivo e de conforto psicológico observado desde o útero materno até a fase de recém-nascido do bebê por volta de 4 meses para desenvolvimento da musculatura perioral e preparação da criança para mamar. Além da satisfação nutricional, a sucção se torna prazerosa, sendo agradável como um carinho ou aconchego. Mas, o hábito tende a ser abandonado pelo pequeno. Aqueles que dão continuidade, geralmente, fazem como uma maneira de liberar a tensão emocional ou criam a necessidade de contato.

CONHEÇA OS PROBLEMAS BUCAIS CAUSADOS PELO HÁBITO DE CHUPAR DEDO

Após os 4 meses, a criança não precisa mais da sucção, pois estará aprendendo a mastigar e deglutir os alimentos mais pastosos e sólidos. A sucção digital por período prolongado pode causar prejuízos aos maxilares, causando uma mordida incorreta e posicionamento inadequado dos dentes.

A posição do dedo na boca, a força de sugar, a posição da mandíbula ( maxilar inferior) e o tempo de sucção são fatores que interferem na gravidade do problema. Além disso a criança pode se tornar respiradora bucal, o que diminui seu aporte de oxigênio no cérebro causando déficits de desenvolvimento e aprendizado.

SAIBA COMO SOLUCIONAR OS PROBLEMAS CAUSADOS PELO HÁBITO

A mãe deve estimular a amamentação no peito, pois minimiza a necessidade de sucção digital. Nessa época, vale trocar por uma chupeta ortodôntica, que é mais anatômica, causando menos males à boca e aos dentes da criança. Vale lembrar que o hábito de chupeta é mais fácil de ser interrompido que o dedo. Os pais devem ficar atentos enquanto o pequeno dorme, como uma maneira de perceber se ele leva o dedo à boca, que deve ser retirado.
Para as crianças maiores, a dica é manter as mãos ocupadas com atividades que desenvolvam a coordenação motora. Uma vez que sejam diagnosticados problemas de má oclusão (mordida errada) em função do hábito prolongado de sucção digital, ela poderá ser tratada por um ortodontista (especialista em Ortodontia- aparelhos dentários).

 

Esse post foi publicado em Saúde. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s